Com o lançamento de um novo jogo da série FIFA, agora rebatizado como EA Sports FC, os fãs mais antigos continuam a referir-se ao jogo como “FIFA”, uma tradição que persiste ao longo dos anos. Entretanto, uma das maiores expectativas e dúvidas entre os jogadores brasileiros é em relação a presença de um Campeonato Brasileiro totalmente licenciado no EA FC 25.
Até o momento, infelizmente, é muito provável que, mais uma vez, o jogo não tenha todos os times brasileiros licenciados. Isso se deve ao fato de que a EA Sports, desenvolvedora do jogo, precisa negociar individualmente com cada clube ou liga para obter os direitos de uso das equipes completas, o que nem sempre é possível.
Apesar disso, graças a um acordo com a Conmebol, a EA Sports terá a permissão de usar os nomes, escudos e uniformes oficiais de diversos clubes brasileiros, aumentando a autenticidade do EA FC 25. Entretanto, vale ressaltar que, por mais que os aspectos visuais dos times sejam reais, os jogadores em si ainda serão genéricos, devido a restrições de direitos que vigem desde 2016.
Times Brasileiros no EA FC 25
Com esse acordo, os clubes brasileiros que participarão da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana estarão presentes no jogo, totalizando 14 equipes nacionais. No caso da Libertadores, os times confirmados são:
- Atlético Mineiro
- Botafogo
- Flamengo
- Fluminense
- Grêmio
- Palmeiras
- RB Bragantino
- São Paulo
Já na Copa Sul-Americana, os times brasileiros presentes serão:
- Athletico-PR
- Corinthians
- Cruzeiro
- Cuiabá
- Fortaleza
- Internacional
Esse acordo com a Conmebol permite que os jogadores tenham uma experiência mais imersiva e próxima da realidade, utilizando os elementos visuais autênticos das equipes. Contudo, a ausência de jogadores reais ainda é uma limitação significativa para muitos fãs do jogo.
Lançamento EA FC 25
O lançamento do EA Sports FC 25 está previsto para o dia 27 de setembro de 2024, e o jogo estará disponível em várias plataformas, incluindo PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, PC e Nintendo Switch. Essa ampla disponibilidade visa alcançar jogadores de vários consoles, mantendo a popularidade da franquia em alta.
